sexta-feira, 24 de abril de 2015

Marcas de expressão e aromaterapia - Receitas de Daiana Petry

Não sei se vocês ficaram sabendo, mas nas duas últimas semanas rolou um congresso virtual de aromaterapia chamado Conaroma. Foram apresentadas várias palestras legais, gratuitamente, e, ao fim do evento, quem quisesse pagava para ter acesso ilimitado a elas.

Uma das mais legais que vi era sobre marcas de expressão, da Daiana Petry, cujo nome era "O significado das linhas de expressão na medicina tradicional chinesa e seu tratamento através da aromaterapia".

Muito generosa, Daiana compartilhou com quem estava assistindo várias receitas, que agora reproduzo aqui.

Lembro que você deve escolher um dos blends (misturas de óleos essenciais) e colocá-lo num pote contendo 30 gramas de creme ou gel neutro e 10 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Bigode Chinês
Causa: desgaste metabólico
1 gota de OE de manjericão
1 gota de OE de gengibre
1 gota de OE de olíbano ou mirra (este último, um rejuvenescedor muito potente, mais até que o OE de patchouli)

Testa
1 gota de OE de camomila azul
1 gota de OE de manjerona (trabalha o desapego)
1 gota de OE de patchouli

Rugas perto dos olhos
1 gota de OE de sálvia esclareia
2 gotas de OE de gerânio (ou erva-doce)
1 gota de OE de patchouli

Marca de expressão entre as sobrancelhas
Causa: irritabilidade, impaciência, intolerância
1 gota de OE de ylang-ylang
1 gota de OE de patchouli
1 gota de OE de gerânio
1 gota de OE de camomila romana

Você percebeu que o OE de patchouli está em quase todas as receitas? Segundo a Daiana, ele é rejuvenescedor profundo, e por isso está em quase todas elas.

Se você fizer alguma dessas receitas, conte pra gente sua experiência depois aqui embaixo, nos comentários! :-)

domingo, 19 de abril de 2015

Kit "Pequenos Jardineiros"

Quer dar um presente legal para uma criança e que de quebra ajuda a criar consciência ambiental?




Eis o kit Pequenos Jardineiros, publicado no Brasil pela Editora DCL. O kit é composto pelo livro Pequenos Jardineiros, um avental, um par de luvas e uma pá pequenininha, bastante adequada às mãos das crianças.

O avental, feito de TNT, não é tão bonito assim (na verdade, ele é apenas... simples!), mas a pazinha é a coisa mais linda, gente! As luvinhas, pelo tamanho diminuto, também são muito fofas.




O livro é muito caprichado e, nele, a criança vai aprender sobre como planejar seu jardim, como plantar sementes, como regar as plantas, além de cultivar morangos, cenouras e limão, só para dar alguns exemplos. 

Ele também ensina a fazer um minhocário, composteira e um espantalho, entre outras atividades classificadas como "jardinagem divertida". Agrada adultos e crianças, certamente. É muito ilustrado e colorido!




O kit custa R$ 49,90, mas tive a sorte de achar o meu por R$ 24,99 há um tempo atrás, numa promoção da Livraria Cultura.


domingo, 12 de abril de 2015

Sabonete e xampu sólido Fefa Pimenta

Quando eu comecei a aprender a mexer com ervas, aprendi também a fazer sabonetes naturais. Mas não gostava dos que eu fazia porque eles não tinham espuminha… Não que sabonete com espuma seja sinônimo de sustentabilidade, mas eu acho muito estranho tomar banho e não sentir uma espuminha nem nada. A impressão que eu tinha é de que passava o sabonete, mas continuava suja. 

Aí depois aprendi a fazer com espuminha, mas continha química, e aí eu me sentia culpada por usar porcaria na minha pele ou na dos outros.

Sempre quis aprender a fazer aqueles sabonetes legais com argila, mas não tenho o dom. E, quando não temos o dom, o melhor a fazer é adquirir de quem entende do assunto, e foi assim que cheguei nos sabonetes para o corpo e nos xampus sólidos da Fefa Pimenta.



A embalagem dos sabonetes, como vocês podem ver na imagem acima, é muito fofa, em papel e com cordinha de sisal, ambos biodegradáveis.

Eu escolhi o sabonete de argila branca com palmarosa e o xampu sólido de abacate e ervas. O interessante é que você não passa o xampu na extensão do cabelo, e sim apenas na raiz. A espuminha que sai é que você pode passar na extensão do cabelo. E, olhem, é tão refrescante!

Sempre passo condicionador (tenho cabelo duro, gente!), mas no primeiro dia em que usei o xampu sólido resolvi não passar. O cheiro do cabelo ficou uma delícia e deu para desembaraçar o cabelo numa boa mesmo sem o condicionador. 

Depois que secou, é claro, ficou uma cabeleira enorme. Quero perguntar para a Fefa agora se quem tem cabelo volumoso precisa tomar algum cuidado especial com o cabelo ou se ela indica algum outro xampu sólido, se bem que eu acho que o de abacate deve ser o ideal para nossos cabelos secos...



Não dá para vocês perceberem pela imagem acima, mas o sabonete é enorme. Dá para dividir em dois e, com boa vontade, até mesmo em três. E, se você deixá-lo secando depois do banho, ou seja, não deixá-lo numa saboneteira praticamente de molho, ele dura pra caramba!

O sabonete de argila com palmarosa é uma delícia e pode ser usado no rosto, no corpo e nas partes íntimas.


Além de vir numa embalagem bonitinha e ecológica, você tem acesso a todos os ingredientes do seu produto. De presente, veio um sabonete pequeno, que eu adorei. Super-recomendo!

Onde comprar: http://www.lojafefapimenta.com.br/