sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

Fiquei pensando numa mensagem bonita para deixar aqui e, de repente, dei de cara com o belo texto abaixo.

Espero que com essas "dicas" do Dalai Lama vocês possam viver um 2012 com prosperidade, saúde, paz e felicidade!


Dezoito maneiras de viver bem

Por Dalai Lama


1) Leve em consideração que grandes amores, e grandes realizações envolvem grandes riscos.

2) Quando você perder, não perca a lição.

3) Siga os 3 Rs: respeito por você; respeito pelos outros; responsabilidade sobre suas ações.

4) Lembre-se de que não conseguir o que se quer algumas vezes é um tremendo golpe de sorte.

5) Aprenda as regras, assim você saberá como quebrá-las devidamente.

6) Não permita que uma pequena disputa prejudique uma grande amizade.

7) Quando você perceber que cometeu um erro, tome decisões imediatas para corrigi-lo.

8) Passe algum tempo sozinho todo dia.

9) Abra seus braços às mudanças, mas não abandone seus valores.

10) Lembre-se de que o silêncio às vezes é a melhor resposta.

11) Viva uma vida boa e honorável. Assim, quando você envelhecer e voltar no tempo poderá aproveitá-la uma segunda vez.

12) Uma atmosfera de amor na sua casa é a base para a vida.

13) Nos desentendimentos com aqueles que ama, lide somente com a situação em questão. Não revolva o passado.

14) Divida seus conhecimentos. É uma forma de atingir a imortalidade.

15) Seja gentil para com a terra.

16) Lembre-se de que o melhor relacionamento é aquele no qual o amor pelo outro excede a necessidade dele.

17) Julgue seu sucesso pelas coisas das quais você teve que abrir mão para consegui-lo.

18) Aproxime o ato de amar ao de cozinhar, ouse despreocupadamente.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Lua Nova em Capricórnio - 24 de dezembro de 2011

Hoje vivo um dia auspicioso. Há alguns dias, tivemos o Solstício de Verão. Hoje é véspera de Natal (e, celebre você ou não esta data, toda a energia da data está no ar). E hoje também temos Lua Nova em Capricórnio.

Capricórnio vem nos ensinar o valor da estrutura e das formas, de onde viemos, de valorizar nossa família, nossas raízes e nossas tradições. Agora me diga: tem época melhor que o Natal para fazer isso?

O que você pode fazer para pensar nesses temas de estrutura, raízes e tradições? Desde ontem, eu e meu filho estamos pintando cartões de Natal para dar às pessoas mais próximas que amamos e foram importantes para nós durante o ano. Pintando esses cartões, estamos colocando nossa energia pessoal neles, evitando comprar cartões (o que significa mais papel no mundo!) e demonstrando que tivemos cuidado e dedicamos nosso tempo para quem é importante para nós.

Stephanie Austin diz: “Who we think we are and what we believe determine what we can do in the world” (Quem pensamos que somos e no que acreditamos determinam o que fazemos no mundo). Acho que essa é um lição que nos esquecemos ao longo do caminho. Na adolescência, tentamos, em busca de liberdade, nos desvincular de nossa família e origens, mas é isso o que determinará o que faremos no futuro. Não tem jeito...

Como é um bom momento para criar estruturas e formas, é um tempo propício também para desenhar e administrar sistemas, desenvolver procedimentos que levem você em direção a seus sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. Como Capricórnio também tem a ver com dinheiro, você pode começar agora a pensar em seus objetivos financeiros para 2012, novos negócios etc.

Sugiro que hoje, além de comer e beber, você também pense em como apoiar sua família de alguma maneira e também em criar um planejamento (por escrito) para todos os seus sonhos em 2012, inclusive realizações que tenham a ver com sua saúde. Não esqueça de montar um pequeno ritual para que essa lista seja “ativada”.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ervas medicinais no Sesc Bertioga



Depois de um longo e tenebroso inverno, consegui, enfim, uma vaga para passar o fim de semana com a família no tão bem falado Sesc Bertioga, na região litorânea de São Paulo. A impressão que eu tinha, até 15 dias atrás, era de que todo mundo conseguia uma vaguinha para passear lá, menos eu (rs).

Lá chegando, para minha surpresa, além de piscinas e tobogãs, encontrei um... viveiro de plantas! E no sábado, 10/11/11, lá fui eu participar de uma vivência chamada “Plantio e Produção de Mudas Medicinais". Não consegui me conter de felicidade e cheguei meia hora antes ao local combinado, que era bem afastado de todas as outras atrações.

Não havia ninguém lá e eu me vi no meio dos canteiros, cheirando as ervas, apreciando-as, lendo o que cada plaquinha trazia na frente delas. Eu não esperava ter contato com minhas amigas verdes naquele local de jeito algum! Muita gente passava pelo canteiro, mas ninguém parava para fazer as aulas.

Eu conhecia a grande maioria delas, mas foi a primeira vez que vi, bem de pertinho, o bálsamo. E, depois, ainda tive o prazer de experimentá-lo!

Enquanto a professora organizava o local, várias pessoas entravam no viveiro e dele saíam. Das seis pessoas inscritas no curso, só eu apareci. (Melhor para mim, que tive praticamente uma aula particular...)

Ela me mostrou as diferenças entre as mentas e entre vários outros tipos de ervas. Ela me apresentou os diferentes tipos de tesouras para poda de ervas medicinais. Ela me mostrou a melhor maneira de conseguir mudas saudáveis. Passamos ervas em nossos braços para espantar os insetos e ela me levou para conhecer suas mudinhas. Ganhei uma de presente: alfavaca cheiro-de-anis, além de vários ramos de manjericão.

E, para terminar, como a Deusa não dá ponto sem nó, adivinhem o nome da pessoa que me transmitiu seus conhecimentos nessa tarde ensolarada de dezembro? Carla Loba. Preciso dizer mais alguma coisa?