domingo, 22 de agosto de 2010

Faxina de Primavera - Passo 1



A primeira vez que ouvi falar de spring cleaning (faxina de primavera) foi na letra de Stairway to Heaven, do Led Zeppelin (“It's just a spring clean for the may queen”). É um costume americano, mas não vejo motivo pelo qual não o adotarmos, como seres mágicos que somos, procurando sempre uma vida melhor para nós e para aqueles a quem amamos. É tempo de nos prepararmos para o Equinócio de Primavera, que traz a vida nova, inícios.

Quando você limpa sua casa, está limpando seu santuário. Seus feitiços ficarão melhores, pois você não terá por perto um monte de lixo para bloquear energias. Suas emoções também ficarão melhores, como consequência dessa faxina e dessa “tiração” de lixo da sua frente e da sua vida. Considere-a um processo de renascimento!

Um monte de bagulhos em sua casa atrai pó, que, por sua vez, traz problemas respiratórios para você e/ou para alguém de sua família, principalmente para crianças. Psicologicamente, a bagunça nos faz ficar irritad@s e tens@s. Então para que manter em casa um monte de coisas que não nos servem mais?

Segue, então, uma lista de atividades para a próxima semana:

1) Limpar os armários e retirar roupas que não são mais usadas há muito tempo. Faça uma doação!

2) Organize suas revistas. Experimente, por exemplo, guardar somente aquele artigo de que gostou tanto em vez de toda a revista. Recicle-as!

3) Separe aqueles livros que tem certeza de que não vai mais ler e doe-os para uma biblioteca ou para algum asilo.

4) Vá para o banheiro e jogue fora todos os remédios cuja data de validade estiver ultrapassada. Pessoalmente, não jogo remédios no lixo, pois tenho medo de alguma criança, em um aterro sanitário qualquer, ter acesso a eles e ingeri-los. Jogo tudo no vaso e dou descarga. Minha avó quem me ensinou.

Livre-se do que não precisa mais. Organize o que ficou. Siga rumo a uma nova vida!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Faxina de Primavera 2010



Depois de uns três anos me preparando, eis que finalmente vou começar uma série de postagens relacionadas a como fazer uma faxina de primavera. Isso significa que vou dar dicas para você entrar nessa estação do ano com o pé direito, aproveitando toda a energia que a primavera pode proporcionar.

Seguindo o blog, até o dia 21 de setembro (daqui a um mês), você encontrará dicas para limpar sua casa, sempre com a ajuda das ervas e plantas, e os comentários de tod@s serão muito bem-vindos.

Ajudem a divulgar a ideia, escrevam textos a partir das experiências de vocês, deixem comentários e façam sugestões. Não quero ficar "falando" sozinha aqui, hein? (risos)

domingo, 1 de agosto de 2010

Girassol



Pra mim, domingo tem cara de três plantas: alecrim, sálvia e girassol. E é sobre esta última que vou escrever um pouco hoje.

Nome científico: Helianthus annuus

Partes usadas: flores, folhas, caule, raiz e sementes.

Origem: América do Norte

Gênero: masculino

Elemento: fogo

Planeta: Sol

Deusas: Sunna e Amaterasu (só lembro dessas... Se você lembrar de mais alguma, por favor, deixe um comentário neste post).

Aplicações mágicas: nos templos astecas dedicados ao Sol, as sacerdotisas carregavam girassóis e os usavam-nos como coroas. Como símbolo do Sol por excelência, essa flor significa o ego saudável, a sabedoria e a fertilidade solar. Outros significados são fama, sucesso, sorte e felicidade.

Para se proteger contra a varíola, esses povos antigos usavam sementes de girassol ao redor do pescoço, quer em uma pequena bolsa, quer pendurados em forma de um colar.

Diz-se que, se você cortar um girassol ao entardecer, enquanto pede um desejo, ele se tornará realidade antes que o sol nasça novamente - contanto que o desejo não seja muito grande (rs).

É também uma erva da felicidade. Coloque um debaixo da sua cama quando quiser saber a verdade. Ele também realiza desejos. Aquele ou aquela que forem ungidos com o suco do caule do girassol serão virtuosos.

Quando ingeridos, os girassóis ajudam a mulher a engravidar. Na Hungria, por exemplo, acredita-se que a semente do girassol cure a infertilidade e diz-se que, se forem colocads sementes desta planta na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.

Se houver girassóis crescendo no seu jardim, ele estará protegido contra pragas e trará sorte para o jardineiro. Creio que esta crença se originou pelo fato de o girassol impedir o crescimento de ervas-daninhas onde ele está presente.

Para aqueles que estão lidando com a depressão ou tristeza, o girassol
ajudar a preencher a solidão e o vazio com luz. Esta linda flor também protege contra energias negativas. Seu óleo pode ser usado para consagrar vestes rituais.

Para os cristãos, esta flor é o símbolo da Páscoa.

E, se você quiser dicas de plantio, consulte o site Jardim de Flores. Para os mais curiosos, existe a National Sunflower Association.

Fontes de pesquisa:

Scott Cunningham, Cunningham`s Encyclopedia of Magical Herbs.

Gerina Dunwich, Herbal Magick.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol