sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hortelã 1

Eu não sou tão fã de hortelã, mas meu filhote adora. E eu acho muito difícil cultivá-la, ao menos aqui no meu quintalzinho. Ela morre rápido e me parece que gosta muitíssimo de água. Semana passada, lendo o suplemento de agricultura do Estadão (nunca pensei que um dia iria ler esse caderno - rs), dei de cara com umas dicas da Sabor de Fazenda.

Sabor de Fazenda é um lugar aqui em São Paulo que vende mudas de ervas orgânicas. É um lugar fofo e agradável, que oferece cursos e materiais relacionados ao mundo das ervas.

A seguir, dica de Silvia Jeha:

"(...) a hortelã gosta de solo rico em matéria orgânica, bem adubado e úmido. Se faltar água, ela pode morrer. Outra característica é que a hortelã precisa ser podada, e a poda deve ser radical. Para saber o momento certo da poda, deve-se observar se os galhinhos estão compridos e as pontas com folhas pequenas. Com uma tesoura, corte os galhos rentes ao solo e coloque por cima terra bem adubada com húmus de minhoca ou algum adubo orgânico. Em poucos dias ela rebrotará. É só ter paciência e não ter dó de podar.

Outra dica: a hortelã não suporta ser plantada com outra erva, sobretudo do mesmo gênero (Mentha), como poejo, hortelã pimenta, hortelã portuguesa e menta. A hortelã é uma bastante invasora e mata ou morre se estiver com alguma vizinha. Quanto à luminosidade, um período de sol de cinco horas por dia é suficiente".

Aguardem, pois logo escreverei mais sobre a hortelã aqui!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Prairieland Herbs


Andei ganhando uns presentinhos em blogs do exterior. Da Prairieland Herbs ganhei dois shampoos em barra e uma “varinha de cura” (já explico o que é isso).

Os shampoos sólidos, que eu adoro, principalmente para levar em viagens, vieram em duas fragrâncias: Wild Man (que eu dei para o meu filhão) e Fragrant Tresses, que guardei para mim. Confesso que, por ser uma unidade pequena, fico até com dó de usar, de tão cheiroso que é. Um dia espero poder comprar uma em tamanho normal.

Mas veja o principal dessa história toda: 10 mulheres que amam ervas se uniram e deram prêmios para as pessoas que deixaram comentários em seus blogs por dez semanas! Achei a coisa mais fofa do mundo. Sim, elas estão divulgando seus produtos, mas de uma maneira inteligente, na minha opinião.

Tive a oportunidade de ganhar prêmios por quatro vezes. Em uma delas, ganhei a assinatura de uma revista, com estilo fofo de fanzine feito em casa, xerocado. Depois ganhei um prêmio que nem lembro mais qual era, e a dona do negócio disse que não despacharia para o Brasil. Para você ter uma idéia, não lembro mais qual era o prêmio nem o nome da “lojinha” da pessoa (rs).

Da terceira vez ganhei os shampoos em barra e a varinha de cura, que chegaram da Prairieland Herbs. A varinha de cura (healing wand) vem num daqueles recipientes de protetor labial, contendo cera de abelha e óleos essenciais de lavanda e tea tree. Esses dois óleos são ótimos para queimaduras e passar em machucadinhos em geral. Daí o nome de healing wand. As donas da Prairieland aconselham ter um para uso em pessoas e outro para uso em animais. Achei uma graça!

Confesso que ainda não usei a minha para curar nada, mas mantenho-a na bolsa e de vez em quando passo na minha mão só para sentir o cheirinho gostoso que ela tem.

Na semana passada, ganhei um pingente de joaninha, que é um bichinho que eu amo demais (será mera coincidência?), mas ele ainda não chegou. Aguardo ansiosamente.
Para quem se interessar, eis o site da Prairieland Herbs: http://www.prairielandherbs.com/

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Novo deck





Quem me conhece sabe que eu adoro decks. Podem me xingar, mas eu gosto muito mais de colecionar os decks e apreciar sua arte, porque de interpretação mesmo eu sou uma negação (rs).

No Dia das Mães, resolvi aderir ao comércio atrelado à data "me dei" de presente um Tarot of Mermaids (quem me conhece também sabe que adoro sereias!). Mais informações sobre o deck você encontra aqui: www.aeclectic.net/tarot/cards/mermaids/

A arte não é muito bonita, mas acho que vou me acostumar com ele com o passar do tempo.

No início do post, você visualiza dois exemplos de cartas: O Mago e Os Enamorados.

Gostou?!?