sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Manjericão da Ary

Ariany Moreira, queridíssima, escreveu um belo texto sobre o manjericão no Multiply dela. Bela pesquisa, Ary! Confira a seguir:


Ervas de proteção e estudo sobre manjericão
Feb 25, '09 4:14 PMfor everyone

Elas são muitas, mas cada erva tem uma forma muito particular de proteção. Para utilizar alguma erva, primerio tem que saber qual é o tipo de proteção que deseja.

Estava sentindo necessidade de fortalecimento no campo espiritual, sem a necessidade de limpeza, que são coisas bem diferentes!

Meus devaneios sobre ervas:

A acácia é proteção, mas contra pesadelos, auxiliando no sono tranquilo, assim como o anis; pimenta protege contra mau olhado e uma receita de bruxaria indiana consiste em colocar numa corda 3 pimentas vermelhas, 1 limão e mais 3 pimentas, pendurar na janela e/ou na porta de entrada da casa (aqui em casa sempre faço); alho é proteção para a casa e também é limpeza, tanto física quanto espiritual, assim como o sal grosso (que não é erva, mas é ingrediente muito forte e eficaz); quanto à angélica, ela protege contra influências negativas (ideal para ser usado como talismã por bruxas e pessoas que lidem com magia!) enquanto que os druidas utilizavam o visco; a cebola protege e cura males físicos e por isso aqui em casa não falta, assim como o gengibre e o hortelã; louro e mirra é proteção e purificação; mandrágora protege o lar; sandalo purifica, protege e, ainda por cima, cura!

Depois de tanto pensar em que erva iria usar, numa conversa com a Dani Salles, a Bruxa Verde, veio a inspiração: manjericão!!!

Nem havia me passado pela cabeça... e aproveito para agradecer à Dani pela dica valiosa!
Comentei com meu marido, que foi ao mercado e se lembrou da conversa sobre a erva e comprou um molho bem generoso de manjericão!


Fiz banhos, pensurei galhos na janela e cozinhando muito: cozinhando com INTENÇÃO, que faz toda a diferença na cozinha.

O manjericão é muito usado nos templos indianos, sob o nome de tulasi, um dos vários tipos dessa erva.

Sua origem se deu na Índia (berço de muitas outras especiarias), sendo considerada sagrada. Ela é consagrada ao Deus Krisna e Vishnu, onde é comum plantar em volta dos templos e tê-la em vasos, dentro e no altar.

Além dos Deuses, ela é consagrada à Deusa Tulasi (que provavelmente foi reduzida à planta, sendo seu culto quase exterminado, salvo no sul do país).

Existem muitas versões de seu mito, mas um que é amplamente conhecido é o seguinte:

Tulasi era uma mulher e foi seduzida por Vishnu, porém ela era casada. Ela ficou tão desorientada que resolveu se matar! Vishnu, naquele instante, a declarou como protetora das mulheres viúvas e sendo adorada pelas mulheres por sua fidelidade. Assim, a planta tulasi tornou-se um símbolo de amor, purificação e proteção.

Numa pesquisa pela net, descobri que na Itália o manjericão era um sinal para o amor: a mulher colocava uns galhos da erva em cima de alguma mesa ( bem visível ) para dizer ao marido que o estava esperando ou quando queria arranjar um pretendente. O manjericão doce era chamado "beije-me Nicholas" ou "bacia-nicola", usado para atrair maridos às esposas.

No folclore siciliano, o manjericão está associado ao amor e à morte.

Na Inglaterra, era usado para proteger contra maus espíritos e insetos.

O simbolismo do amor do manjericão não limitou-se à India. Foi considerado um afrodisíaco, associado à "Deusa pagã do amor", Erzulie ( ou Erzulie Freda é um loa [Deus/Deusa] Haitiana, do panteão vudu. É a parte feminina de Papa Legba.)

O manjericão tem uma história antiga. Provavelmente foi levado até a Europa por Alexandre, O Grande. Cresceu em jardins medievais e é mencionado em herbários clássicos, incluindo os de Culpeper, Parkinson e Dioscorides.

O folclore do manjericão é tão complexo quanto seu sabor e aroma. Em seus mitos incluem-se associações aos opostos: amor e ódio, perigo e proteção, vida e morte, de acordo com o povo de diversas tradições por onde foi disseminado seu uso e cultivo.

Fica a dica:

Banhos de manjericão para toda a família!

==========

Se você quiser saber um pouco mais sobre a Ariany, confira os seguintes endereços:

http://templodedurga.multiply.com/

http://www.afiandeira.blogspot.com/

http://www.casadafadaazul.blogspot.com/

Ariany é uma artesã de mão cheia, mãe de dois meninos fofos e uma pessoa maravilhosa!!!!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Louro - Parte 4

O louro, por Marcia Frazão em O Gozo das Feiticeiras

Se há uma erva que não pode faltar na cozinha de uma bruxa, esta é o louro. Seu poder é tanto que a utilizamos da mesma maneira que o escoteiro utiliza sua mala de primeiros socorros. Podemos dizer que ela é o nosso mertiolate e esparadrapo mágicos.

Podemos utilizá-la como substituta de outro ingrediente que não se encontre. Para tanto basta que conversemos com uma folha de louro, explicando nossa busca sem sucesso e pedindo que substitua a erva em questão. O louro, sendo por natureza uma erva sempre aberta às nossas necessidades, com certeza atenderá nosso pedido.

Esta erva tem uma poderosa atuação em feitiços de proteção, saúde, purificação e restabelecimento da auto-estima. Embora seja utilizada em feitiços amorosos, seu poder aí não se manifesta plenamente.

Para que sua casa fique sempre protegida das influências negativas, experimente queimar, a cada domingo, de preferência ao meio-dia, algumas folhas secas de louro. Com certeza o mal terá entrada barrada em sua casa.

Quando algum membro da sua casa cair doente, coloque uma folha fresca de louro sob o travesseiro desta pessoa, retirando-a pela manhã e queimando-a. Depois de queimada, pegue as cinzas e sopre-as na direção do vento, repetindo o seguinte encantamento:

Erva sagrada de Apolo,
Deus da saúde e beleza.
Leve para bem longe a doença,
E que rápido dela se esqueça.

Se a casa, vez por outra, sofre a visita de alguém invejoso e fofoqueiro, coloque atrás da porta de entrada um galho de louro dependurado. Com certeza essa pessoa se afastará.

Louro - Parte 3

Foto: cortesia de Aeryus Cernowain.



Propriedades Medicinais


Agora gostaria de postar sobre algumas propriedades medicinais do louro, esta que é uma das ervas que povoa minha vida desde pequena, aquela que sempre vinha no feijão da vovó.

Em casa eu tenho sempre as folhas secas, mas ele é muito fácil de cultivar em casa - esta pequena árvore (mas algumas chegam até 20 metros) gosta de muito sol e não tolera invernos rigorosos.

Ele alivia dores de cabeça e de estômago, além de fazer descer a menstruação e ajudar na cura de feridas e mordidas de insetos, além de ser bom para casos de artrite. Como as folhas são bactericidas e fungicidas, também são utilizadas para combater gripes e resfriados (já tomou aquele chazinho de louro da mamãe quando estava resfriad@?). Também ajuda na digestão e diminui a flatulência (talvez por isso seja comumente utilizada no feijão!).

Além de tudo isso, ele ajuda a eliminar toxinas, melhora a pele e acalma os nervos, reduzindo o estresse.

Ainda não experimentei, mas Susan Belsinger, em seu artigo sobre o louro, diz que é melhor colher as folhas e congelar do que utilizá-las secas, pois secas elas perdem o sabor.

E atenção: mulheres grávidas não devem tomar chá de louro.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Witches Herbal Chant

Herb and root seed and flower,

bring to me your ancient power.

Growing deep from moon to moon,

mother hear my ancient tune.

A pinch of this, a pinch of that,

make magic in my witch's vat.


~~~ Barbara Morris

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Louro - Parte 2



Corpo: banhos para limpeza, saúde, cura e fertilidade

Mente: raiva, comunicação, confiança, emprego, liderança, banição do medo, acabar com maus hábitos, reduzir a negatividade, sorte, dinheiro, monogamia, popularidade, proteção, relacionamentos saudáveis, segurança

Espírito: acabar com qualquer tipo de violência, abençoar, acalmar, divinação, sonhos, exorcismo, aterramento, agradecimento, compreensão, intuição, solidão, casamento, meditação, prosperidade, sabedoria e cura da natureza




O louro é muito utilizado em feitiços e divininações de amor, e ajuda a acalmar brigas entre casais. Reza a lenda que o louro em pó, jogado em volta do travesseiro da pessoa amada, reduz a infidelidade.

Se usado em um ambiente comercial, atrairá clientes. Protege contra todas as formas de mal e atrai boa sorte e riqueza e, por isso, geralmente é utilizado perto de caixas registradoras e nos bolsos das pessoas.

O louro tem sido utilizado em ritos de purificação e exorcismo desde os tempos antigos. No passado, na Índia, os mortos eram enterrados sob o chão das casas, e os familiares colocavam um potinho com louro na janela em respeito ao morto. Também há evidências de uso no Egito, na Grécia e em Roma. Nos dois últimos, havia quem acreditasse que o louro só nascia no jardim daqueles que tinham má sorte ou sofriam agressões físicas.

Tê-lo plantado em casa traz felicidade e paz. Pode-se utilizá-lo em casos de magia simpática e também em rituais de auto-dedicação e purificação, tanto queimado quanto em forma de banho.
Para obter proteção, é bom comer pratos que contenham louro, fazendo uma correta visualização desse propósito.

Um uso mais moderno: diz-se que é bom manter folhas de louro perto do computador para mantê-lo funcionando (rs).

Louro - Parte 1


Louro (Laurus nobilis)


Gênero: masculino


Planeta: Sol


Elemento: fogo


Divindades: Escópulos, Apolo, Ceres, Fauno, Eros


Poderes: proteção, poderes psíquicos, cura, purificação, força


Usos rituais


As antigas sacerdotisas de Apolo mascavam folhas de louro para induzir um estado profético, assim como também inalavam sua fumaça. As folhas de louro eram usadas como decoração em Yule.


Usos mágicos


A folha de louro é usada em infusões de clarividência e sabedoria, embora seu sabor seja forte. As folhas de louro são colocadas debaixo do travesseiro para induzir a sonhos proféticos e também são queimadas para provocar visões.


É uma erva de proteção e purificação por excelência, sendo usado como amuleto para afastar a negatividade e o mal, queimada ou espalhada durante rituais de exorcismo, colocado nas janelas para proteger contra raio e pendurada para prevenir poltergeists de manifestarem suas travessuras ou brincadeiras de mau gosto pela casa.


Um ramo de louro é utilizado para aspergir água durante cerimônias de purificação e, plantada perto da casa, protege seus habitantes contra doenças. Folhas de louro misturadas com sândalo podem ser queimadas para remover maldições e encantamentos malignos.


Para assegurar-se de que um amor continuará, o casal deve tirar um galho do loureiro e, em seguida, quebrá-lo em duas partes, ficando uma metade para cada um.


As folhas de louro dão força para aqueles que estiverem envolvidos com luta romana ou esportes atléticos se for usado no momento da competição.


Escreva seus desejos em folhas de louro que são queimadas para fazer com que se realizem, e uma folha de louro colocada na boca afasta a má sorte.

Fonte: Enciclopédia de Ervas Mágicas (Scott Cunningham).